domingo, 3 de outubro de 2010

Educação Física

Desenvolvimento sustentável

A cidade é moderna, limpa, bem organizada, de topografia plana e clima agradável (variando de 17 °C a 32 °C). A infraestrutura é adequada para receber pessoas e investimentos.
Cerca de 99% das ruas da cidade são asfaltadas e possuem iluminação pública.
Quase a totalidade dos habitantes (97%) são beneficiados com água tratada de excelente qualidade. O sistema de abastecimento de água da Copasa em Patos de Minas foi premiado duas vezes pela ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, recebendo o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento.
Em 2002, o sistema de esgotamento sanitário atinge cerca de 98% da população.

Saúde

A área da saúde é destaque no Estado de Minas Gerais e no Brasil, devido, entre outros fatores, aos programas desenvolvidos, aos postos de assistência localizados em áreas estratégicas e aos baixos níveis de mortalidade infantil registrados. Os hospitais particulares e públicos tem capacidade de 300 leitos atendendo também em cidades vizinhas. Os hospitais contam com uma equipe médica de alta competência sendo constantemente elogiada, e uma infra-estrutura habilitada, com equipamentos de alta tecnologia para melhor desempenho de suas funções se tratando de saúde.

Educação

A rede escolar possui boa infra-estrutura, entre escolas estaduais, municipais e particulares, do ensino infantil ao 2º grau e do profissionalizante ao universitário. Em 2000 a rede municipal atendia mais de 10 mil alunos e a evasão escolar era quase nula. Considerada pólo educacional, a cidade é sede da 28ª Superintendência Regional de Ensino que abrange 14 municípios.
No Ensino Superior estão presentes o UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas, o mais antigo, pertencente à FEPAM - Fundação Educacional de Patos de Minas; a SESPA e a FPM - Faculdade Patos de Minas, além de cursos ministrados à distância como o EADCON. Alguns cursos do IFET Uberaba serão ministrados numa extensão que está em fase de implantação. Também estão presentes a FINOM - Faculdade do Noroeste de Minas e a UNINGÁ, com cursos de pós-Graduação, além do Curso a Distância de Pedagogia pela UFU -Universidade Federal de Uberlândia. A UFV - Universidade Federal de Viçosa oferece vários cursos no seu campus de Rio Paranaíba.
Em abril de 2010 foi anunciada a vinda de uma extensão da UFU com cursos ainda a ser definidos. A instalação de um campus avançado da UFU já foi confirmada e, em 2011, irão funcionar 3 cursos da área de Engenharia em Patos de MInas.

Obras

Os projetos públicos mais importantes são a melhoria elétrica e a revitalização do Mercado Municipal, a revitalização do Parque do Mocambo e do complexo da Lagoa Grande, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto e três viadutos: um sobre a Fátima Porto, ligando a região central à Cidade Administrativa, que já está em pleno funcionamento, que tenta centralizar todos os serviços públicos do município no Bairro Eldorado. Os outros dois serão construídos no Trevo da Pipoca (saída para Brasília) e no Trevo do Aeroporto na BR-354(Saídas para Belo Horizonte e Uberlândia). Este último já em construção. O 'trevo da pipoca' foi inaugurado pelo presidente Lula, via vídeo-conferência, no dia 14 de junho de 2010. No âmbito privado as maiores iniciativas serão a futura construção do Campus do UNIPAM na Avenida Marabá. A inauguração do Pátio Central Shopping construído no local onde era o Estádio Waldomiro Pereira, estádio do Esporte Clube Mamoré, onde agora conta com o Hipermercado Bretas, e lojas de renome tais como Lojas Americanas, Marisa, Play Center, Cinemais (3 salas de Cinema), uma loja de informática OnLine, Revistaria, Loteria e várias outros segmentos. A ampliação da Cemil, no Distrito Industrial II. Tanto o estádio quanto o frigorífico já estão funcionando 'a pleno vapor'. Inclusive, o grande MAMORÉ foi vice campeão e subiu à 1ª divisão do campenato mineiro, jogando em seu novo estádio, que ficou ótimo.
A Ceasa Regional foi inaugurada dia 28 de junho e contou com a presença de autoridades do município e do Estado na área de abastecimento e desenvolvimento econômico

Podemos concluir a partir daí que a qualidade de vida dos mineiros acontece por causa desses recursos que eles tem, e com isso a qualidade de vida dos mineiros só aumenta’

Nenhum comentário:

Postar um comentário