domingo, 3 de outubro de 2010

Química

Ametista
















É um quartzo de cor violácea. Essa cor se deve, provavelmente, a traços de Fe+3 na composição do mineral. Esse espécimem é constituído por cristais paralelos, formação que fez com que se lhe atribuisse o apelido de "catedral". Encerra inclusões líquidas (água) e gasosas, visíveis a olho nu, fato esse que é relativamente raro.
Fórmula química: SiO2
Procedência: Salinas - MG 
É capaz de preservar fósseis em seu interior por milhões de anos. 
  

JASPE





















Essa peça é constituída pela associação de dois minerais: sílex e hematita, em camadas alternadas. O sílex tem a mesma composição do quartzo e a hematita é um dos óxidos de ferro.
Fórmulas químicas: SiO2 e Fe2O3
Procedência: Corumbá - MS 
  

LIMONITA




















A limonita é um mineral muito comum na natureza. O que torna essa amostra interessante é o fato de que ela se apresenta incrustada em outro mineral.
Fórmula química: H2Fe2O4 (H2O)x
Procedência: Nova Lima - MG

ARAGONITA




















A aragonita tem a mesma composição química da calcita, ou seja, é o carbonato de cálcio, mas pertence a um sistema cristalino diferente. Nessa amostra, temos cristais aciculares, dando a impressão de um coral. Foi encontrada em uma gruta, o que é um fato raro no caso desse mineral.
Fórmula química: CaCO3
Procedência: Ouro Preto - MG

PIROFILITA




















A pirofilita, que nessa amostra está asociada à limonita, é utilizada na fabricação de materiais refratários. Em alguns casos, é difícil dostingui-la da sericita ou talco, sendo necessárias análises químicas especiais.
Fórmula química: Al2(OH)2Si4O10
Procedência: Ouro Preto - MG 


QUARTZO




















Esta é mais uma amostra de quartzo, uma das formas sob as quais o óxido de silício é encontrado na natureza. Desse mineral se extrai o silício, que é utilizado na moderna indústria eletrônica. O detalhe importante nesse espécimem é a presença de cristais aciculares de manganita dispostos radialmente em seu interior.
Fórmula química: SiO2
Procedência: Governador Valadares - MG

TOPÁZIO




















Este é um belo exemplar do topázio dito imperial, de cor castanho-avermelhado, só encontrado na região de Ouro Preto. Essa amostra, com cerca de 13cm, é quase perfeita, com pouquíssimas inclusões, o que faz dela uma peça que seria perfeitamente lapidável
Fórmula química: Al2(F,OH)2SiO4
Procedência: Ouro Preto - MG

OURO E QUARTZO





















O ouro natural não é 100% puro. Encerra, em média, 10 a 20% de outros metais, como cobre, prata ou paládio. O ouro da região de Ouro Preto tem uma pureza da ordem de 22 quilates, o que corresponde a uma liga com 22 partes de ouro e 2 de outros metais.
Fórmula química: Au e SiO2
Procedência: Jaraguá - GO





Nenhum comentário:

Postar um comentário