domingo, 17 de outubro de 2010

Sociologia e Filosofia

Ética e escravidão
                                                            
A Capitania de São Paulo e Minas do Ouro foi criada em 1709, em resposta a Guerra dos Emboabas, e em 1720, Minas separa-se de São Paulo, tornando-se outra capitania.
Com o apogeu da região mineradora, a escravidão foi adotada como forma dominante de organização do extrativismo. Com a mineração e a escravidão negra economicamente rendosas, 500 mil negros foram inseridos na capitania.

Entre 1700 e 1850, 160 grupos de negros africanos de três regiões distintas foram trazidos para Minas Gerais: os sudaneses, os bantus e os moçambiques. Nessa época, a população negra na região nunca foi inferior a 30% da população total. Os negros "Minas" embarcados no porto de São Jorge de Mina, atual Elmina em Gana eram os mais aptos para trabalharem nos muitos garimpos de ouro existentes no inicio do povoamento de Minas Gerais, pois já exerciam esta profissão na África, enquanto os bantos, vindos de Angola e Moçambique, mais aptos para o trabalho na lavoura.

A escravidão em Minas Gerais sempre sofreu com o problema dos quilombos, sendo o principal deles o Quilombo do Ambrósio, na Picada de Goiás, assim descrito por Luiz Gonzaga da Fonseca, no seu livro "História de Oliveira", na página 37, descreve o caos provocado no Caminho de Goiás, a Picada de Goiás, pelo quilombolas do Quilombo do Ambrósio, o principal quilombo de Minas Gerais:

Destacavam-se as chamadas Vilas do Ouro - Ouro Preto, (estudada em História de Ouro Preto com mais pormenores), MarianaCaetéSão João del-ReiCatas AltasPitanguiSabaráSerro e Tiradentes - e também Diamantina. No entanto, a produção aurífera começou a cair por volta de 1750, o que levou Portugal a buscar meios para aumentar a arrecadação de impostos, provocando a revolta popular, que culminou na Inconfidência Mineira, em 1789.





Nenhum comentário:

Postar um comentário