domingo, 3 de outubro de 2010

Física

Astronomia

Na UFOP tem em esposição lunetas meridianas e equatoriais, destacando-se uma de campo, cartas celestes, globos lunar e do planeta Marte, datados de 1718, telescópios, sextantes, teodolitos astronômicos, com destaque para um modelo alta azimutal.
 
No Observatório Astronômico as obras se concluiram em 1926. Esse observatório abriga um telescópio refrator de origem alemã, fabricado no início deste século, sendo um dos maiores do Brasil no seu gênero.

E existe vários modelos planetários que  foram restaurados e colocados à disposição de estudantes e do público.















 Eletrotécnica

São aparelhos utilizados para aulas práticas desde o início do século, sendo portanto um acervo de grande valor e testemunho vivo da evolução tecnológica ao longo dos últimos 100 anos e do ensino ministrado na Escola de Minas durante esse período.
 
Grande parte desses equipamentos provém de países que investem muito em tecnologia de ponta, como a Suíça. Sendo o Brasil um país importador, cumpria aos cursos de engenharia ministrar disciplinas como a Eletrotécnica, visando dar aos seus profissionais um embasamento adequado, a fim de que pudessem gerir competentemente os meios de produção, pois as peças de reposição, além de caras eram de difícil aquisição. Todas as grandes empresas possuíam suas oficinas de manutenção e a criatividade e os conhecimentos gerais dos engenheiros eram fundamentais para o bom desempenho da atividade profissional.

Com as salas organizadas em três ambientes, ONTEM, HOJE e o AMANHÃ, ou seja, peças antigas, atuais e salas de aulas, espera-se que alunos e visitantes tenham a oportunidade de refletir sobre a importância das pesquisas para o desnvolvimento de uma sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário